Baratas domésticas

Esta espécie tem por característica comportamental um hábito críptico, ou seja, vive dentro de fendas e frestas próxima as suas fontes de água e alimento. A fêmea dessa espécie tem também o habito de carregar a ooteca(1) até o momento da eclosão dos ovos.

Ooteca:  é a designação utilizada em Entomologia para uma espécie de estojo formado pela secreção de certos insetos, como blatários e mantódeos, e que encerra um agregado de ovos.
A ooteca pode ser depositada num lugar onde as ninfas, quando a deixam, encontrem alimento. No entanto, a barata alemã carrega a ooteca até próximo da altura da eclosão
As “domésticas” infestam os lares e outros domicílios. As principais espécies são: Periplaneta americana (mais comum), P. australasiae (barata australiana), Blatella germânica (barata alemã ou baratinha) e Blatta orientalis (barata oriental).

Baratas de esgoto

Esta espécie "baratas de esgoto" tem por característica comportamental habitar locais quentes e úmidos,como galerias pluviais,esgotos, sótãos, porões, depósitos etc.
Como visto acima, um tratamento de sucesso deve passar necessariamente pelo tratamentos desses abrigos.
Diferentemente das baratas da cozinha, estas baratas deixam as seus ninhos em lugares distantes de onde vivem normalmente. Portanto e fundamental o tratamento de toda a área circundante, alem da área do foco.
Após o término da pulverização, o serviço pode ser completado com atomização. Esse tipo de aplicação forca as baratas de esgoto a saírem de seus esconderijos e entrar em contato com as superfícies tratadas.