Pulgas

As pulgas representam um constante problema para a vida do homem e animais domésticos como cães e gatos.  São insetos pequenos, sem asas, de cor escura e lateralmente achatados. As patas são longas, adaptadas para o salto. Apresentam o aparelho bucal com capacidade de perfurar e chupar. Cada segmento do corpo apresenta uma ou mais fileiras de espinhos, direcionados para trás, com a finalidade de auxiliar nos movimentos sobre o corpo dos hospedeiros, ou em cerdas de tapetes e carpetes.
Alimentam-se de sangue retirado de seus hospedeiros, os quais são aves e mamíferos, incluindo os humanos. Estes insetos são vetores de doenças como tifo e a peste bulbônica, passam doenças de um animal para outro. Normalmente as pulgas de cachorros e gatos são mais comuns como as pragas domiciliares. As pulgas ficam a maior parte do tempo fora do corpo de seus hospedeiros, invadindo-os somente para se alimentarem.

Reprodução
A pulga apresente seu ciclo de vida completo (ovo, larva, pulpa e adulto). A duração do ciclo pode ocorrer em duas semanas, mas dependendo da temperatura, umidade e alimentação, pode prolongar-se por ate 8 meses. O acasalamento geralmente ocorre no hospedeiro, e com apenas um acasalamento inicial a fêmea é capaz de pôr cerca de 500 ovos. Estes ovos são normalmente depositados no próprio hospedeiro e por não serem pegajosos caem sobre o solo ou sobre outros locais aos quais o homem e/ou outros animais têm acesso.